domingo, 11 de janeiro de 2009

Sete mortes e tiroteio na Barra

O fim de semana começou com nove pessoas mortas a tiros e pedradas na Grande Salvador, sete desses crimes da madrugada ao começo da noite deste sábado, 10, dia em que a capital registrou inclusive um tiroteio na orla da Barra, com quatro baleados e um assalto em pleno Shopping Barra, onde dois bandidos saquearam o caixa da loja Insinuante e fugiram em uma moto.

Em São Cristóvão, numa tentativa de roubo, a vítima foi ferida e baleou um dos ladrões, que também morreu. E no subúrbio de Cajazeiras, um casal matou um aposentado em uma sessão de magia negra.

O tiroteio na Barra, bairro considerado ‘área nobre’ e que nesse período tem grande movimentação de turistas, ocorreu por volta das 16 horas, quando quatro homens tentaram assaltar as pessoas que estavam no ponto de ônibus próximo ao Cristo.

Uma vítima reagiu e atirou nos bandidos, que dispararam contra o grupo. Quatro pessoas foram atingidas: o auxiliar de cozinha Antônio Correia dos Santos, 30 anos (em uma mão); o vendedor de picolés Jaldemir Silva de Assis, 34 (em uma perna); Marcos Dias dos Santos, 22 (na região lombar); e uma mulher, que a polícia não soube dizer nome nem aonde foi ferida.

Os três primeiros foram socorridos ao Hospital Geral do Estado, e a mulher, que não corre risco de morte, ao Hospital Espanhol. Dois dos assaltantes fugiram em uma moto, os outros correram para o Morro da Sabina. O caso atraiu militares ao local, mas os ladrões não foram presos ou identificados.

Cerca de uma hora antes, ladrões (um deles armado) saquearam R$ 1.405,18 da Insinuante do Shopping Barra e o rádio transmissor de um segurança. A direção do shopping e a gerência da loja negaram ter havido o roubo, mas a queixa foi prestada na delegacia.

Assassinatos – Pouco antes do meio-dia, Francisco Pereira da Costa, que fazia cobrança em São Cristóvão, reagiu a uma tentativa de assalto e entrou em confronto com Luciano Pereira dos Santos, 16 anos. Na troca de tiros Costa morreu no local, enquanto o adolescente, que foi levado ao Hospital Menandro de Faria, também morreu. A moto de Costa foi incendiada por pessoas da área.

Ainda pela manhã, o corpo de um homem não identificado, já em estado de decomposição, foi encontrado em Simões Filho. Já na madrugada, um homem de identidade também ignorada, foi morto por militares da 24ª Companhia, na localidade de Barra Grande, em Veras Cruz, na Ilha de Itaparica.

Na capital, Carlos Cássio Teles dos Santos, 22 anos, morreu ao dar entrada no Hospital Ernesto Simões, depois de baleado, na Liberdade.

Magia Negra – O aposentado Paulo César, 55 anos, o Bozó, foi morto com tijoladas na cabeça, pelo casal Juraci da Silva Muniz Júnior, 24 (pintor de paredes) e Adriana Venas Santana de Jesus, 19. O casal se apresentou na 13ª CP, prestou depoimento e, por ter se apresentado espontaneamente, foi liberado pelo delegado Manoelito dos Anjos.

O delegado Carlos Henrique Coelho, de serviço neste sábado, disse que o casal alegou que após um ritual de magia negra – quando beberam sangue de um gato –, os envolvidos faziam uso de bebidas alcoólicas quando Paulo César teria apalpado os seios de Adriana, despertando a ira de Juraci. Quando os dois brigavam, ela ajudou o marido matar o aposentado, por espancamento.

Ainda na madrugada, em Lauro de Freitas, o comerciante Eduardo Cruz Sales, 31, foi morto a tiros em Vila Praiana, após ter o barraco em que morava, ao lado do bar de sua propriedade, invadido por dois homens, pouco depois da meia-noite. Ele foi morto a tiros, embaixo da cama.

Na noite de sexta, 9, o corpo de Flávio Bispo dos Reis, 18, foi encontrado com vários tiros, no bairro do Calabetão, na capital; e Rivison da Rosa Lima, 29, foi morto a facadas, na Rua Bela Vista, bairro do POC-I, em Camaçari.

Deodato Alcântara e Meire Oliveira, do A TARDE

Nenhum comentário:

Ajude quem está precisando!