segunda-feira, 3 de novembro de 2008

"Chicleteiro eu, chicleteira ela"

Neste final de semana a Nação Chicleteira se reuniu no Parque de exposições para a gravação do novo DVD da Banda que é sucesso no Brasil e no Mundo: Chiclete com Banana.


Muita gente deve estranhar que eu seja fãs desses, hoje, senhores. Vou explicar:
Tenho um gosto bem eclético e cresci ouvindo de tudo... de Caetano a É O Tchan... fazer o quê?

O Chiclete faz parte da minha vida desde que eu tinha 3 aninhos e já pulava carnaval, vestidinha de mortalha e com mamãe-sacode na mão. Fui crescendo e a paixão aumentando...
As canções antigas de carnaval ainda tocam profundamente o meu coração e é algo que não dá para explicar com palavras. Chão da Praça, Chame Gente e tantas outras específicas do Chiclete... Que Força é Essa?, Cara Caramba, Perfume de Luar...

Olha aí as letras de algumas delas:

Chão da Praça (Moraes Moreira)
Meu amor, quem ficou
Nesta dança, meu amor
Tem fé na dança.
Nossa dor, meu amor
É quem balança, nossa dor
O chão da praça
Sei que já detonou o som na praça
Sei que já todo pranto rolou
Olhos negros, cruéis tentadores.
Das multidões sem cantor
Olhos negros, cruéis tentadores.
Das multidões sem cantor
Eu era menino, menino
Um beduíno com ouvido de mercador.
Lá no oriente tem gente com olhar de lança na dança do meu amor.
Tem que dançar a dança, que a nossa dor balança o chão da praça
Balança o chão da praça

Vassourinha Elétrica (Moraes Moreira)
Varre, varre, varre vassourinhas
Varreu um dia as ruas da Bahia
Frevo, chuva de frevo e sombrinhas
Metais em brasa, brasa, brasa que ardia

Varre, varre, varre vassourinhas
Varreu um dia as ruas da Bahia

Abriu alas e caminhos pra depois passar
O trio de Armandinho, Dodô e Osmar (bis)

E o frevo que é pernambucano, ui, ui, ui, ui
Sofreu ao chegar na Bahia, ai, ai, ai, ai
Um toque, um sotaque baiano, ui, ui, ui, ui
Pintou uma nova energia, ai, ai, ai, ai

Desde o tempo da velha fubica, hahahahaha...
Parado é que ninguem mais fica

É o frevo, é o trio, é o povo
É o povo, é o frevo, é o trio
Sempre junto fazendo o mais novo

Chame Gente (Armandinho Macêdo e Moraes Moreira)
Ah, imagina só
Que loucura é essa mistura
Alegria, alegria o estado que chamamos Bahia
De todos os santos, encantos e axé
Sagrado e profano, o baiano é carnaval

No corredor de história
Vitória, Lapinha, Caminho de Areia
Pelas vias, pelas veias
Escorre um sangue, um vinho
Pelo mangue Pelourinho

Um comentário:

Claudia disse...

Eu adoro música de carnaval. As boas e as ruins. "Maria Joaquina do Amaral Pereira Góes, você contribói para o meu viveeeer..."

rs

Ajude quem está precisando!