sexta-feira, 18 de julho de 2008

Bicicross dá um salto de solidariedade

Lindomar Assis e Juliana Geambastiani

O Esporte tem contribuído para a melhoria social de muitas crianças e adolescentes de Salvador, um exemplo disso é a Escolinha Criando Campeões de Bicicross, modalidade que fará sua estréia este ano nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China. De acordo com o orientador Jarbas de Carvalho, “além de difundir o esporte - que estava praticamente desvalorizado - a prática faz com que muitos talentos sejam descobertos”.

Paulo Sérgio Barbosa aprendeu a gostar do bicicross desde criança. “Eu amo essa atividade. Pratico desde os meus três anos de idade e pretendo fazer carreira”, ressalta. Ele foi vencedor de todas as 13 etapas que participou. Atualmente é campeão da categoria expert 11-12 anos.

Fábio Ribeiro, professor do Projeto, diz se sentir muito realizado pelo que faz e pelo desempenho dos participantes. “Sinto-me muito bem porque incentivamos as crianças a serem adultos com mais responsabilidade e praticante de um esporte”.

Mariana Mota, a única mulher a praticar o esporte na escola, é uma colecionadora de títulos. Com apenas 11 anos já participou inclusive de campeonatos fora do Estado, como o Pan Americano de BMX 2008, em São Paulo. A menina, que atualmente cursa a 6ª série, é tão dedicada à escola quanto ao esporte. “Mariana é sempre muito aplicada em tudo que faz. Sabe diferenciar o estudo, o esporte e o lazer. É muito responsável e excelente aluna”, informa Asley Villas Boas, pai da atleta e seu acompanhante nos treinos e campeonatos.

A menina é campeã da Copa e do Festival Associação Baiana de Bicicross – ABS, do Desafio Genis Car e do Circuito Salvador, além de ser vice-campeã do Campeonato Feirense. Em 2008 já lidera o Campeonato Brasileiro CBBX, na categoria girls 11/12 anos, o Campeonato Baiano, o Campeonato Feirense e a Copa ABS. “Espero conseguir vários outros títulos neste ano”, afirma Mariana que treina com o pai e os irmãos três vezes por semana e aos sábados na Escolinha Criando Campeões.

A Escolinha de Bicicross Criando Campeões tem o apoio da Federação Baiana de Ciclismo. Os interessados em participar do Projeto, que é gratuito e conta hoje com cerca de 30 atletas, devem possuir a partir de cinco anos, além de ter bicicleta, capacete, tênis, calça e camisa comprida. Todos esses equipamentos precisam estar adequados para o exercício do esporte.

Maiores informações entrar em contato com os colaboradores Jarbas de Carvalho (9922-0098) ou Fábio Ribeiro (8829-7088). As orientações são dadas aos sábados das 8h às 10h, na pista de bicicross na Praia do Corsário.

Um comentário:

Anônimo disse...

ESTA ESCOLINHA É UM PROJETO MUITO BOM POIS MUITAS CRIANÇAS ESTÃO TRANSFORMANDO UM BRINQUEDO EM EQUIPAMENTO ESPORTIVO, O MEU FILHO LEONARDO SOARES DE 6 ANOS COMEÇOU NESTA ESCOLINHA E LÁ APRENDEU AS PRIMEIRAS PEDALADAS RUMO A VITÓRIA, NESTE ANO 2008 ELE JÁ COLECIONA 3 TROFÉUS DE SEGUNDO, 6 PRIMEIRO E UM 1º LUGAR NO BRASILEIRO EM CEARÁ NA CIDADE DE SOBRAL, QUERO DIZER A VOCÊ PAI E MÃE ACREDITE O SEU FILHO PODE TE SURPRENDER, LEVE- O AOS SABADOS PELA MANHÃ NA PISTA DE BICICROSS DE SALVADOR E VOCÊ VERÁ O CAMPEÃO QUE VOCÊ GEROU.

Ajude quem está precisando!